Páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2012

CHIA - a poderosa semente que emagre...

Chia é um alimento funcional,  muito popular entre os incas, maias, astecas e outros povos pré-colombianos. Seu poder, para quem quer perder os quilinhos a mais,  está concentrado principalmente em suas sementes, ricas em fibras solúveis e insolúveis.

A vantagem das fibras presentes na casca da semente da Chia é proporcionar a sensação de saciedade. Quando entram em contato com a água, essas fibras formam uma espécie de gelatina excelente para o intestino, pois ajuda a regulá-lo e potencializa a absorção de nutrientes. Essa gelatina formada pela Chia, quando umedecida, retarda a nossa vontade de comer também por ocupar espaço no nosso aparelho digestivo. É como se demorássemos mais tempo para ficar de “estômago vazio”. Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a Chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.


Entre os principais componentes encontrados na Chia está o ômega 3 - em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.

Ajuda a perder peso porque...


Segundo a nutricionista Flávia Cyfer, a Chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento:

· Causa saciedade: "suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores".

· Combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite".

· Desintoxica: "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes".


Atenção !!!

Devido ao alto teor calórico, nunca ingerir mais do que uma colher de sopa antes ou junto as duas principais refeições.

Como ingerir: adicione uma colher (sopa) no preparo de iogurtes, vitaminas e saladas.

Chia - a  poderosa  semente possui...



· 2 vezes mais potássio do que a banana
· 3 vezes mais ferro do que o espinafre
· 6 vezes mais cálcio do que o leite integral
· 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão
· 12 vezes o próprio peso: é o que ela absorve de água
· 15 vezes mais magnésio do que o brócolis

Postar um comentário