Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012

Dismenorréia ou Cólica Uterina- e o uso do Ibuprofeno/Arginina





 Dismenorréia, palavra derivada do grego e com o significado de fluxo menstrual difícil, é uma doença descrita desde a época de Hipócrates.
A  dismenorréia, caracteriza-se  por dor abdominal baixa, geralmente em cólica, começando  algumas horas antes ou concomitantemente à menstruação, com duração que pode variar desde algumas horas até alguns dias. A dor pode irradiar para a região lombar e para as coxas, sendo mais intensa geralmente no primeiro dia da menstruação.
Em mais de 50% dos casos é acompanhada de outros sintomas, sendo os mais comuns, as naúseas, vômitos, fadiga, nervosismo, cefaléia, vertigem, lombalgia e diarréia.
Admite-se que entre 50% e 70% das mulheres apresentam cólica uterina.

A associação de Ibuprofeno e Arginina no trato da Dismenorréia

Em um estudo realizado em Barcelona, investigou-se a segurança e a eficácia de Ibuprofeno com a Arginina em um ensaio aberto com 1.093 mulheres de 13 a 51 anos e dismenorréia primária. As pacientes receberam uma dose oral inicial de cápsulas contendo 400 mg de Ibuprofeno e 200 mg de Arginina, para o tratamento da dor, sendo administrada esta mesma dosagem, se necessário a cada 06 horas, com uma dosagem máxima diária 1600 mg de Ibuprofeno e 800 mg de Arginina.
A intensidade da dor diminuiu significativamente em 15 minutos após a administração da associação Ibuprofeno/Arginina, em 82,2% das mulheres; 97,6% após 30 minutos e 99,2% relataram o alívio da dor em 45 minutos.
Entre as pacientes que participaram do estudo, 38,8% das mulheres relataram restrições nas atividades do trabalho ou educacionais, em virtude da dor. Este percentual reduziu-se significativamente para 21,3% entre estas mulheres durante o tratamento com Ibuprofeno associado a Arginina. A associação apresentou um rápido alívio da dor , sendo segura e eficaz no tratamento da dismenorréia, permitindo a execução normal das atividades diárias durante a menstruação.

Mas porque isto acontece?

A formulação Ibuprofeno/Arginina apresenta uma solubilidade extremamente aumentada, devido à presença da Arginina, que permite uma maior e mais rápida absorção do Ibuprofeno após sua administração por via oral. A Arginina reduz significativamente o contato do fármaco com a mucosa e participa também dos mecanismos de proteção gástrica, resultando em menor incidência de efeitos deste gênero.
Esta formulação Ibuprofeno/Arginina, permite alcançar níveis plasmáticos com muita rapidez; em torno de 20 minutos
Seis horas após a administração ainda encontra-se níveis séricos de Ibuprofeno considerados significativos.

Converse com o seu médico a respeito, e se for o caso manipule esta associação de Ibuprofeno /Arginina, na 
Alquimia Farmácia de Manipulação
(51-3311.8811)

Porque VOCÊ , sua SAÚDE e o seu BEM ESTAR, são importantes para nós!

Fonte: International Journal of Pharmaceutical Compounding
Edição Brasileira - Vol.7 Nº6 Novembro/Dezembro 2005
Postar um comentário