Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Efeitos da Coenzima Q10 durante a fadiga física

Veja! "300 mg de Coenzima Q10 apresenta eficácia na redução da fadiga, durante o esforço físico quando comparado ao placebo".

A fadiga é definida como uma dificuldade de iniciar ou de manter uma atividade voluntária, e pode ser classificada como física e mental. Entretanto, até o momento não há um tratamento padrão recomendado para a fadiga.

A Coenzima Q10 é uma vitamina lipossolúvel semelhante à Quinona. Esta é vital para o metabolismo energético e é um componente indispensável à cadeia respiratória mitocondrial, além de possuir ação antioxidante.. ( Nutrition,2008 apr,24(4):293-9).

Estudos clínicos mostram que a Coenzima Q10 atenua a sensação de cansaço durante o esforço , na dose de 300 mg ingeridos durante 01 semana..

Assim, chegou-se a conclusão que o uso de Coenzima Q10, via oral, diminui a sensação de cansaço e melhora o desempenho físico durante testes de esforço. Os resultados mostram que tanto o uso prolongado, quanto a dose isolada de Coenzima Q10 afetaram positivamente a resposta aos vários tipos de exercícios, e no uso por 14 dias há uma tendência em aumentar o tempo para se chegar a fadiga.
(J Inf soc sports Nutr. 2008 Mar 4;5:8.)
Abraço aos amigos leitores e seguidores da Alquimia Farmácia de Manipulação (Porto Alegre/RS).
Postar um comentário